Publicado em Deixe um comentário

Como escolher a mesa e a cadeira ideal para restaurante?

Mesas e Cadeiras para restaurantes o que levar em conta

Confira dicas sobre o que você deve levar em conta na hora de escolher as mesas e cadeiras ideais para seu negócio!

Na hora de montar um restaurante é preciso atenção a todos os detalhes, afinal de contas, em um mercado competitivo, deixar o cliente satisfeito é fundamental para o sucesso da empresa. Para isto, alguns pontos merecem atenção, como a iluminação, a decoração e a funcionalidade do seu mobiliário, principalmente quando falamos de mesas e cadeiras.

O mobiliário é primordial para desenvolver uma identidade para o seu negócio e, por isso, precisa ”conversar” diretamente com o seu público. Pois como bem sabemos o ambiente deve ser estrategicamente pensado, bem como o cardápio e outros itens importantes.

Escolher uma cadeira ou uma mesa que foi projetada para o uso doméstico não é o ideal: é muito possível que as mesmas fiquem danificados em pouco tempo, já que nesses estabelecimentos, elas serão submetidas a um uso praticamente constante dos clientes.

Mesa e Cadeira Ideal para Restaurante: Espaço

O espaço é assunto recorrente por ser um dos pontos principais de estrutura e decoração.

O espaço também que irá garantir, neste caso, que os clientes fiquem confortáveis ao mesmo tempo que as pessoas consigam circular sem maiores problemas pelo ambiente.

Para que ninguém fique apertado, reserve de 70 cm a 90 cm entre a mesa e a parede, ou entre a mesa e outros móveis. É importante salientar que 70 cm é o mínimo de espaço, menos do que isso é inconcebível. O ideal é 90 cm.

Agora, se a mesa estiver ao lado de um local de passagem, deixe pelo menos 100 cm. Isso garantirá que não ocorra acidentes e que ninguém se atropele pelo caminho.

Qualidade

Leve em consideração o uso constante desses móveis e examine se em pouco tempo será necessário realizar a reforma ou substituição deles. Se por acaso isso ocorra, calcule o transtorno que essa escolha tende a criar, uma vez que pode ser necessário permanecer dias com o seu negócio fechado. Dessa forma, seu planejamento orçamentário não será comprometido, tampouco o sucesso do restaurante.

Diante disso, costuma ser muito mais vantajoso optar uma única vez em mesas e cadeiras de qualidade, em vez de deixar que cadeiras muito frágeis se tornem um motivo de prejuízo e dor de cabeça no futuro. Além do mais, não adianta ter uma grande quantidade de mesas e cadeiras se elas estarão todas estragadas em pouco tempo.

Tipo de Mesa x Tipo de Ambiente

O ideal neste caso é avaliar o seu perfil para, então, escolher o melhor tipo de mesa para seu restaurante, bar ou estabelecimento.

Se ele for especializado em pequenos petiscos, drinks ou refeições rápidas, você pode investir na mesa bistrô alta, bistrô baixa, nas mesas dobráveis ou na mesa de boteco.

Se você tem um restaurante que serve almoço e jantar, e que, portanto, necessita de mais espaço, as mesas quadradas podem ser as mais ideais.

Da mesma forma que se o seu espaço for pequeno e, ao invés de mesas, você preferir montar um balcão para otimizar espaço, as banquetas são opções seguras e charmosas demais!

Mesa e Cadeira Ideal para Restaurante: Conforto

Como as pessoas hoje em dia vivem em uma correria sem fim — se dividindo entre trabalho, faculdade, família, lazer, etc. — elas têm cada vez mais frequentado restaurantes para fazer suas refeições fora de casa. Com isso, é necessário que esses locais forneçam algo mais aconchegante para seus clientes passarem o tempo. Quanto mais o cliente se sentir bem, não só com a comida oferecida e com o atendimento, mas também com o ambiente, mais ele sentirá vontade de voltar.

Ou seja, proporcionar um lugar confortável e aconchegante pode garantir a fidelização de seus clientes, e isso depende muito de dispor de móveis adequados para o seu restaurante. Afinal, são eles que acomodarão os consumidores.

É necessário se atentar também ao tempo médio de permanência das pessoas no restaurante. Por se tratar de um local em que as pessoas normalmente ficam por um longo tempo, é muito importante verificar a altura das mesas em relação às cadeiras utilizadas e se dispõem assentos e encostos macios. Essas características irão garantir o conforto dos clientes.

Fique atento ao acabamento

Optar por uma mesa ou cadeira com matéria-prima confiável e de uma qualidade indiscutível é essencial, porém existem certos detalhes relevantes que nem sempre estão visíveis aos nossos olhos. O acabamento, por exemplo, é essencial e precisa influenciar na decisão de compra.

Com isso, saber o tipo de madeira, os materiais utilizados na pintura são relevantes e podem aumentar os valores de manutenção em situações de madeiras baratas ou pinturas à base de nitrocelulose. Por outro lado, para evitar possíveis manchas e problemas relacionados a umidade, escolha itens fabricados com madeiras de maior durabilidade e pinturas realizadas à base de poliuretano ou poliéster.

Banner-Boa-Cadeira-Recife-Gold-n

Decoração e visual

Para chamar a atenção de novos clientes, você precisa conseguir se destacar entre a concorrência. Dispondo de um ambiente com um visual autêntico, com uma decoração e mobílias atrativas e confortáveis para seu estabelecimento, você terá muito mais chances de atrair a atenção do público e convencer seus potenciais clientes a entrarem e experimentarem tudo o que o seu negócio tema a oferecer.

As cores e os materiais que você utiliza na decoração do seu espaço e no mobiliário têm grande influência sobre a percepção que os clientes têm sobre o ambiente. Na hora de escolher as cores da mobília, procure optar pelas que têm coerência com o restante da ambientação do lugar. Ao integrar cores, formas e materiais você estará dando ao seu ambiente características próprias. Podendo ser jovens, despojadas, tradicionais, modernas, rústicos ou o que você achar que melhor combina com o seu espaço e público.

Mesa e Cadeira Ideal para Restaurante

A opção do estilo das mesas e cadeiras para restaurante necessitará da identidade visual da sua marca: ele deve estar alinhado com a decoração e a proposta do restaurante.

Mesas e cadeiras portáteis dispõem de flexibilidade e agilidade ao redesenhar o ambiente, podendo ser organizadas de diversas maneiras para acomodar diferentes eventos. Além disso, se por acaso necessite fazer uma reforma no local, esse tipo de móvel é bastante prático.

As fixas, por sua vez, presas à parede ou ao chão, podem ser eficientes em termos de aproveitamento de espaço, além de manter a organização de restaurantes muito movimentados.

Atenção aos detalhes

A essa altura do texto, você já deve ter percebido que um simples assento pode ser decisivo em relação ao posicionamento do seu restaurante, não é mesmo? Apesar de ser ”apenas” um móvel, ele influencia no modo como o consumidor enxerga o seu comércio.

Em virtude disso, é válido ressaltar a ligação entre mobiliário, atendimento, corrente gastronômica e tudo aquilo que compõe seu estabelecimento enquanto conceito. Não importa qual ideia ele passa, mas é recomendável que os elementos sejam convergentes e comuniquem juntos esse valor.

Desse modo, certifique-se de que os pontos listados abaixo estejam em consonância, melhorando a experiência do cliente como um todo e mostrando a ele algo único e agradável.

Esperamos que o texto tenha sido útil para você! E não se esqueça: você pode solicitar um orçamento totalmente gratuito e sem compromisso com a gente a qualquer momento!

Banner Mesas Bistrô
Conheça nossa Linha de Mesas Bistrô

Está chegando a hora de mudar seu mobiliário ou inovar o ambiente? Confira nossas Banquetas, Cadeiras e Mesas de Madeira.

Aproveite, e confira outras Dicas de Negócios aqui 😉

Peça já um Orçamento

Quantidade Pretendida:

Deixe uma resposta